Dia 4 – Algarve

Em nosso quarto dia na região nossa primeira parada foi a Praia do Carvoeiro, para os lados de Portimão/Lagoa. A praia não é grande, mas possui areia fina e espreguiçadeiras para alugar.

Praia do Carvoeiro

Como não é meu tipo de praia, fomos para a próxima e minha preferida em toda a viagem: Praia do Carvalho. Possui estacionamento gratuito no local e você tem que descer uma escadaria (não muito grande) até ela. Você ainda tem que passar por uma escada num túnel feito no meio da falésia.

Há muitos anos atrás o coronel Carvalho era dono da praia, por isso o nome dela. Ele construiu um muro ao seu redor (ainda é possível ver algumas partes do muro destruído) para que ninguém tivesse acesso a ela, como também esse túnel no meio da falésia para facilitar o acesso.

Praia do Carvalho Praia do Carvalho Praia do Carvalho Praia do Carvalho Praia do Carvalho Praia do Carvalho Praia do Carvalho Praia do Carvalho Praia do Carvalho Praia do Carvalho Praia do Carvalho Praia do Carvalho Praia do Carvalho

Essa é minha praia preferida da região do Algarve dentre as praias que visitei. Ela é calma, lindíssima, não possui estrutura de bares e restaurantes (mas isso não me incomodou, aliás até prefiro praia assim) e tem areia fina. Ela tem um buraco na outra falésia que dá para dar um mergulho no mar. Não me aventurei, pois não gosto de altura, mas meu marido foi lá aproveitar.

A água na região do Algarve é gelada, mas na época que eu fui (final de setembro – média de 24 graus a tarde e sem vento) era só tomar coragem na primeira vez e entrar de uma vez que segundos depois você já se acostumava com a temperatura da água.

Ficamos horas por lá, eu não queria mais ir embora, mas fomos visitar a Praia da Marinha. Também possui estacionamento gratuito no local e uma escadaria para chegar à praia. Há um bar/restaurante nela, sua faixa de areia é estreita e longa com areia fina.

Praia da Marinha Praia da Marinha Praia da Marinha Praia da Marinha Praia da Marinha Praia da Marinha Praia da Marinha Praia da Marinha

Lá do alto é possível ter uma vista de tirar o fôlego das falésias. Há uma trilha que dá para fazer da Praia da Marinha até a Praia de Vale Centianes, o total do percurso é de 5.7km. Realmente vai ficar para uma próxima vez, pois ninguém se animou de fazer esse percurso comigo….

Fomos para a Praia de Benagil, praia que fomos em nosso primeiro dia e paramos para comer e beber algo no restaurante O Litoral que fica ali próximo. O atendimento foi excelente e a comida boa. Pagamos aprox. €15 por pessoa (comida e bebida), mas só comi uma salada de camarão.

Ao voltarmos para o apartamento, fomos andar na Meia Praia que é a praia que fica a 5 minutos andando de onde nos hospedamos. A praia é enorme!!! Tem areia fina, espreguiçadeiras para alugar e bares. Bom para relaxar ou caminhar por ela, já que possui 5km de extensão.

Meia Praia Meia Praia

Passamos o final da tarde nessa praia e à noite fomos para outro restaurante que indico muito: Casinha do Petisco. Ótimo custo x benefício, porém ele é lotado!!! Caso queira fazer uma visita, experimente o camarão à casinha (especialidade da casa) com batata para 1 pessoa ou a cataplana para 2 pessoas (também super famosa no restaurante) ou até mesmo bife ou carne de porco se você não comer peixe. Meu marido comeu uma carne e achou maravilhosa. Dica: reserve uma mesa com dias de antecedência. Não conseguiu reservar uma mesa? Ligue antes e deixe seu nome na lista de espera.

Independente do prato, não deixe de pedir as batatas que são muito boas. 3 pratos, meia garrafa de vinho, 2 refrigerantes, porção de batata, 2 sobremesas e 1 licor deu €56. Eu acho que os pratos davam para dividir entre 2 pessoas, porém eu como bastante e meu marido então nem se fale…. então não dividimos. O meu prato de camarão custou €12.90 e foi o mais caro.