Dia 1 – Lisboa

Eu já tinha visitado Portugal uma vez, mas foi há muito tempo atrás. Visitei Lisboa, Fátima, Coimbra, Porto e outras pequenas cidades. Porém, muitos detalhes da viagem eu esqueci e por não me lembrar de viagens passadas que decidi começar o blog.

Dessa vez fui à Lisboa com meu marido, mãe e avó por apenas 3 noites/ 4 dias no início de Outubro de 2014. Não foi uma viagem corrida, como geralmente faço, e por isso foi bom, pois deu para aproveitar a família, descansar e comer (muito!).

Chegamos perto da hora do almoço, pegamos um táxi do aeroporto até o flat (custo €10) e fomos almoçar no restaurante de bairro que o Isaac (dono do flat que alugamos) havia nos indicado. O restaurante chama Carvoaria e fica na Rua Maria Andrade, 6, pertinho do flat que fica em Anjos. A localização não é tão central, mas gostei bastante, pois é um bairro tranquilo, o bondinho passa ali do lado, tem metrô na esquina… Comemos bacalhau na brasa com batata e espinafre que estavam muito bons e de sobremesa o melhor bolo de chocolate do Ribatejo!

DSC05358 DSC05357

Saimos de lá e fomos direto para o metrô, pois queríamos ir ao centrão. Vi que existem várias opções de bilhetes que até dão desconto ou estão inclusos entradas em museus e outras atrações: Lisboa Card, Viva Viagem e 7 Colinas. O Ricardo Freire tem um post excelente, super completo sobre isso. Fiz as minhas contas, mas como não iríamos a muitas atrações pagas, nem usaríamos muito o transporte público, optei pelo Viva Viagem.

Na máquina no metrô há duas opções: se você tem ou não o cartão Viva Viagem que é recarregável.

Como eu não tinha, tive que comprar (custo €0.50). Depois escolhi a quantidade de cartões que eu queria.

Aparecerá algumas opções para você escolher: pagar pelo valor de apenas uma viagem (€1.40), carregar o cartão com uma quantia desejada (como se fosse um cartão pré-pago que você coloca dinheiro e ele vai debitando conforme você vai usando), ou comprar o passe válido por 24h (transporte ilimitado dentro de Lisboa).

Selecionei a opção que eu queria: carregar o cartão com dinheiro (modo pré-pago) e o valor desejado.

Aparecerá uma opção na tela onde você pode pagar com dinheiro ou cartão.

Feito isso, pegamos o metrô até o Rossio e andamos por ali… Passamos pela Rua Augusta, calçadão com várias, lojas, cafés, restaurantes.

DSC05368 DSC05374 DSC05381

Chegamos até a Praça do Comércio e fomos abordados por uma senhora que disse que uma das melhores vistas da cidade era de cima do Arco da Rua Augusta. Eu não sabia que dava para subir lá e digo que foi uma ótima dica! Não havia fila como no Elevador de Santa Justa e ainda tinha uma vista maravilhosa da Praça na frente.

A entrada é na própria Rua Augusta, do lado esquerdo de quem vai para a Praça do Comércio, antes do Arco. O valor da entrada foi €2.50!!

DSC05423 DSC05428

DSC05431 DSC05452

Depois disso fomos caminhar pelo Chiado e nos perder pelas ruazinhas super charmosas. Lógico que demos uma paradinha na sorveteria Santini que tem sorvetes maravilhosos!!!! E subimos até o café A Brasileira, onde tem a famosa estátua de Fernando Pessoa.

DSC05459 DSC05462

DSC05477 DSC05480

Descemos então a Rua do Alecrim até o Cais do Sodré. Admirando a paisagem do final de tarde e relaxando com aquela tranquilidade do local.

DSC05497 DSC05503

Voltamos então até a Praça do Comércio onde paramos no Museu da Cerveja para comermos o bolinho de bacalhau com queijo Serra da Estrela. Confesso que amo bolinho de bacalhau e amo esse queijo, mas eu esperava mais dele. Recomendo a visita, pois o lugar é super agradável a qualquer hora do dia… seja em suas mesas ao lado de fora ou no restaurante lá dentro que tem uma decoração bacana. Você ainda consegue ver eles preparando o bolinho.