Golden Circle + Aurora Boreal

Contratamos a empresa Geoiceland para o famoso tour Golden Circle. Fechei com eles através do próprio site da empresa e eles me mandaram um email de confirmação super detalhado com todas as informações. Encontrei essa empresa no Tripadvisor e vi que possuíam resenhas muito boas.

Não gosto de tours com empresas, já que eles costumam ser engessados e terem pouco tempo para cada atração. Porém, não alugamos carro, pois como a viagem foi fechada nos 45 do segundo tempo, não tive tempo de planejar e queria escutar as explicações do guia. Mas acho que o tour funciona bem por lá, pois a maioria das atrações são mais distantes de Reykjavik e no caminho você consegue descansar (principalmente se for em tour da aurora boreal e depois ter que acordar cedo no dia seguinte para outro tour que durará o dia inteiro) e escutar várias explicações e curiosidades sobre o país.

Mas voltando ao passeio, eles nos pegaram quase 9h numa van pequena e tinham 14 pessoas para o passeio.

O primeiro local de parada de 15/20 minutos foi a cachoeira Faxi localizada no rio Tungufljót. Ela é pequena, mas bem bonita.

Nossa segunda parada foi o Gullfoss, com parada de aprox. 40 minutos. A cachoeira é bem maior e realmente maravilhosa. Pena que quando chegamos estava chovendo e com nevoeiro. Tenho que voltar lá no verão ou na primavera! Estava bem escorregadio em alguns trechos, pois não estava nevando, mas como estava frio e chovendo a água congelou no chão.

Depois paramos por uns 20 minutos em Hveragerdir, local onde tem uma padaria e pudemos comprar uns lanches e onde tem uma casa que simula terremoto (atração paga), além de mostrar um vídeo de terremoto.

Seguimos então para o Geysir, onde pudemos ver o famoso Geysir que originou o nome do fenômeno. Atualmente ele não funciona mais, pois pessoas jogaram muitos objetos lá dentro e ele parou de funcionar.

Mas há um outro ali do lado que funciona. Às vezes com intervalos de 3 minutos ou menos, e outras vezes com intervalo de até 15 minutos. Mas quando você chega lá perto ele dá “sinais” de quando vai jorrar, pois a água ali começa a se mexer.

É um fenômeno muito interessante, bonito e super diferente de tudo que já vi! Ficamos lá 1h30 e como tínhamos levado lanche, ficamos apreciando tudo e comendo por ali mesmo. Mas muita gente foi para o restaurante do local para almoçar.

No meio da estrada paramos para ver o cavalos típicos do país, com “franjas”.

Nossa última parada foi o parque nacional Thingvellir. Lugar muito lindo onde tivemos quase 1h para andarmos por lá.

Todos os tours que contratei na Islândia foram cobrados apenas no final de cada dia e você ainda pode pagar com cartão, pois há maquininha de cartão de crédito na van/ônibus. Aliás, você pode pagar quase tudo com cartão. Sacamos um pouco de dinheiro, mas não houve necessidade, pois até mesmo o hot dog aceita cartão.

Retornamos para a cidade por volta das 16h30/17h. Por causa da localização do albergue, fomos um dos últimos a entrar e deixar a van.

Pedimos para ele nos deixar perto da igreja nesse dia para visitarmos o jardim atrás dela que comentei nesse outro post.

Jantamos novamente no Café Loki, mas dessa vez pedi um peixe com batata e creme, com salada e pão rye com manteiga. E meu marido pediu a sopa de carne e pão com patê de carneiro.

Voltamos pro albergue, descansamos um pouquinho e entre 20h30/21h fomos para o tour da Aurora Boreal com a empresa Time Tours. Fechei diretamente com eles pelo site, pois a Geoiceland indicou e também por causa dos reviews no Tripadvisor.

Confesso que gostei bastante desse tour, pois o guia Roni é uma pessoa muito experiente e insistente na caça da aurora boreal. Além disso, ele explicou tudo pra gente, ajudou a regular as câmeras, emprestou um tripé (estávamos com duas câmeras e um tripé só), tirou fotos nossas e nos enviou algumas fotos do tour.

Como o grupo era pequeno (nesse dia tinham 16 pessoas), o tour foi feito numa van ao invés de ônibus grande e ele dirigiu por cada estrada que vocês não imaginam!! Confesso que até fiquei com um pouco de medo do jeito aventureiro dele e meio loucão 🙂 Mas ele é muito profissional e no final deu certo! Vimos a aurora boreal no nível 3 nesse dia! Mesmo quando estava todo mundo dentro da van prontos pra irmos embora, ele ficou mais um pouco do lado de fora e gritou pra todo mundo sair, pois tinha mais “show”!

O tour funciona assim: você agenda pelo site e não precisa fazer pagamento antecipado. Se o tour for cancelado, ele manda um email entre 17h e 18h do mesmo dia (como ocorreu no nosso primeiro dia em que foi cancelado porque estava com muitas nuvens) e pergunta se você gostaria de ir no dia seguinte. Entre 20h30 e 21h ele passa no seu hotel e retorna para a cidade por volta da 1h da manhã. Você efetua o pagamento no final do tour (pode ser com cartão) e caso não consiga ver a aurora, você pode ir no tour de outro dia sem custo.

Leve celular com aquele aplicativo de lanterna ou uma lanterninha pequena. Isso porque você pára no meio do nada, mega escuro e não consegue nem regular a câmera. Digo lanterninha, pois a bateria do celular acaba rápido no frio.

Não esqueça do tripé e use a roupa certa para ficar no friozão. Ele pára a van no meio do nada (mas claro que com segurança, não no meio da estrada!), você desce e fica lá no breu e no frio a postos esperando a aurora. Se não der certo, por causa de nuvem ou outra coisa, volta todo mundo pra dentro da van, pois ele muda de local e você desce novamente pra ficar esperando e olhando pro céu em outro lugar. É beeeemmm frio! E reze pra não chover e ventar tanto!

Nesse dia paramos num primeiro lugar e ficamos no escurão e friozão por um bom tempo e como tinham muitas nuvens, partimos para outro lugar. Estava tão escuro que não vi que tinha um rio na frente do lugar que estávamos parados e o mar atrás!!! Lá já pudemos ver um pouco da aurora. O guia monitora a aurora, nuvens e previsão do tempo por um site. Ele coloca a câmera fotográfica dele pra fora e começa a tirar fotos. Isso porque a câmera consegue captar a aurora em níveis baixos que não vemos a olho nu. Foi assim que ele correu pra nos mostrar que tinha aurora ali. Esperamos mais um pouco e felizmente começou a clarear o céu. Cheio de estrelas e com aurora no nível 2.

Depois partimos para outro lugar. Quando os ônibus das outras excursões foram embora,  ficamos lá e vimos aurora no nível 3.

A câmera capta muito mais do que conseguimos ver a olho nu, mas vimos a aurora boreal!!!

Já estávamos prontos para irmos embora quando o Roni ainda estava do lado de fora. De repente ele gritou para todo mundo sair para ver a aurora boreal que estava mais forte. Dava para ver suas linhas verdes e ela dançando bem devagar. Durou alguns minutos e fomos embora felizes depois de tirarmos várias fotos.

Vi muita gente indicando outras empresas de tours na Islândia, porém existem empresas que operam com ônibus grande. Eu particularmente não gosto, pois é muita gente num tour só (a chance de atrasar por causa de uma pessoa é grande) e o ônibus grande não consegue entrar em estradas escondidas e mais difíceis como uma van, no caso do tour da aurora boreal.

Além disso, tem uma empresa que vi muita gente recomendando na internet e quase fechei com eles. Porém, vi no site que eles cancelaram o tour da aurora boreal no dia em que conseguimos ver! Dei graças a Deus que não fechei com eles!!! O Roni é bem insistente mesmo!

Não se esqueça desses detalhes quando for à Islândia: tours não precisam de pagamento antecipado, 99% dos lugares aceitam cartão (exceto American Express que é mais difícil), recomendo grupos pequenos em caso de optar por tour, analise bem a empresa que contratará, vá bem agasalhado e com roupas apropriadas a prova d’água e corta vento (falarei sobre a minha mala nos próximos posts), prepare a câmera que tirará muitas fotos 🙂

Anúncios

Uma resposta em “Golden Circle + Aurora Boreal

  1. Pingback: Reykjavik no Natal | Passaporte para o Mundo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s