Dia 1 – Zagreb

Chegamos ao aeroporto de Zagreb por volta das 12pm e logo fomos pegar o carro que alugamos através do site da Budget. Sempre faço as comparações e a Budget (Avis) acabou saindo mais em conta. Depois do desembarque logo procuramos o balcão deles e retiramos o carro (um i30 com ar e direção).

DSC_(1373)

Levamos nosso GPS com os mapas da Croácia e com os endereços de todos os locais que iríamos passar salvos nele. Sendo assim, foi muito fácil e rápido acharmos o estacionamento do albergue Shappy que ficamos. Ao chegarmos no portão da garagem, coloquei o código que eles tinham me enviado por email e guardamos o carro.

O albergue fica a poucos metros de distância do estacionamento, na mesma rua. Tivemos uma feliz surpresa ao chegarmos lá: ganhamos um upgrade para um quarto duplo com banheiro dentro do quarto e ainda conseguimos fazer o check-in 40 minutos antes do horário. Comentei sobre o albergue que ficamos nesse post aqui. Saímos então para conhecer a cidade, que é muito charmosa e cheio de vida com seus diversos restaurantes e bares com mesas para fora.

Andamos pela Upper e Lower Town, o que demorou entre 03h a 04h. Saindo do albergue passamos pela praça Trg Petra Preradovica ou conhecida como Flower Square. Há várias lojinhas de flores, além de restaurantes, bares, lojas, padarias, etc. Encontrei uma barraquinha vendendo caixas de morangos lindos por 10 kunas cada (ou 25 kunas por 03 caixas no final da tarde).

DSC_(17)

DSC_(194)

DSC_(19)

Decidimos fazer primeiro o Upper Town. Andamos pela Trg bana Josipa Jelačića e pegamos o funicular que custou 4 kunas/pessoa para subir até a cidade alta. Honestamente, o trecho é tão curto que eu não aconselho pagar para subir. Tem umas escadas ao lado do funicular que você pode subir facilmente.

DSC_(31)

DSC_(34) DSC_(38)

DSC_(42)

DSC_(46)

Chegando lá em cima é possível ver a vista da cidade baixa e caso tenha tempo pode visitar a Lotrščak Tower.

DSC_(47)

Alguns metros depois passamos em frente ao Museum of Broken Relationships e ficamos um tanto quanto curiosos de como seria esse museu por dentro. É uma pena que não tínhamos muito tempo na cidade e não deu tempo de entrarmos.

Passamos por igrejas e museus localizados naquela parte da cidade e fomos direto para a St Mark’s Church, uma das construções mais famosas da cidade. Essa igreja chama a atenção por causa do seu telhado. Além disso na praça onde a igreja fica localizada está a Banski Dvori (palácio presidencial) e o Sabor (parlamento).

DSC_(51)

DSC_(56)

Andamos pela Kaptol Square e chegamos a belíssima catedral neo-Gothic.

DSC_(68)

DSC_(72) DSC_(75)

DSC_(94)

Ali ao lado fica localizado o Dolac Market que vende várias frutas frescas, mas que infelizmente a feira estava acabando quando chegamos.

Depois voltamos para a Ban Josip Jelačić Square onde estava acontecendo uma feirinha.

DSC_(121)

Após isso fizemos a parte Lower Town. Passamos pelo Museu Arqueológico, Galeria de Arte Moderna, Galeria Strossmayer.

DSC_(127)

DSC_(128)

Mais a frente avistamos o Art Pavilion e chegamos a praça Trg Kralja Tomislavov.

DSC_(132)

DSC_(143)

DSC_(145)

Pegamos um pouco de chuva (como vocês podem notar nas fotos o céu com nuvens pretas….) e logo depois seguimos para o Jardim Botânico. Depois passamos pela praça Marulicev Trg.

DSC_(150)

DSC_(151)

Passamos pelo Museu Etnográfico e Museu de Artes. Logo em seguida já avistamos o Teatro Nacional da Croácia.

DSC_(155)

DSC_(166)

DSC_(170)

DSC_(181)

Para finalizarmos o dia fomos ao restaurante Agava que fica na badalada Ulica Ivana Tkalčića, cheia de restaurantes e barzinhos no Upper Town.

DSC_(82)

DSC_(85) DSC_(200)

DSC_(213)

DSC_(215) DSC_(214)

Zagreb realmente nos encantou com sua arquitetura belíssima e ruas agitadas com vários restaurantes, bares e padarias com mesas nas calçadas.