South Coast e caminhada no Glaciar

Acordamos super cedo, pois tínhamos o tour South Coast + caminhada no glaciar Solheimajokull. Novamente contratamos a empresa Geoiceland que passou para nos buscar perto das 9h no albergue.

O guia era bom, mas preferimos o do dia anterior (que era o dono da empresa e falou sem parar sobre as curiosidades e detalhes do país). Um grupo de 19 pessoas participou desse tour, mas apenas nós fizemos a caminhada pelo glaciar e um outro casal fez snowmobile.

Visitamos uma praia rapidamente, onde tinha o encontro do rio com o mar. Exatamente o lugar que fomos com o tour da aurora no dia anterior e que eu não tinha reparado nem o rio e nem o mar de tão escuro que estava!

Depois passamos por paisagens de tirar o fôlego e paramos num local para compramos um lanche.

Ele nos deixou com o guia da caminhada no glaciar e seguiu com o grupo para a cidade de Vik.

Fomos então encontrar o outro grupo para aprox. 3h de caminhada. A empresa parceira foi a Arcanum. O guia nos emprestou todos os equipamentos como capacete, cadeira de segurança,  grampos para colocarmos nos sapatos e bastão de caminhada.

Depois das explicações caminhamos por aprox. 40 minutos numa trilha até chegarmos ao glaciar. É bem diferente do glaciar Perito Moreno em Calafate! Sei que é uma vergonha eu não ter postado sobre um dos lugares mais bonitos que já vi na vida, mas juro que esse post virá em breve!

Voltando a Islândia, a paisagem do glaciar é indescritível! Logo que cheguei lá confesso que não fiquei muito feliz, pois o de Calafate era mais impressionante, mas quando começamos a caminhar e observar aquela paisagem montanhosa derivada de erupções vulcânicas contrastando com o musgo de mais de 100 anos e a geleira, me senti feliz e agradecida por visitar um lugar como aquele.

Nosso guia nos explicou que estávamos no pé de um vulcão muito maior que o que entrou em erupção em 2010 e que causou caos aéreo na Europa. Ele é tão grande que consegue derreter todo o glaciar em 2h caso entre em erupção, o que inundaria a região toda. Como há um certo risco, o guia fica em contato com uma base através de rádio durante o tour. Eles conseguem prever se o vulcão entrará em erupção de 7 dias a 30 minutos antes, o que garante tempo de evacuação da região.

Além disso, ele nos contou que a geleira diminuiu consideravelmente e que ela não aumenta há anos. Na realidade, as geleiras da Islândia estão diminuindo a cada ano e a geleira Solheimajokull que visitamos está prevista para deixar de existir em 20 anos.

Durante o tour é possível experimentar a água diretamente da geleira. Ela é tão boa quanto a água da cidade, que é possível beber de qualquer torneira! Gente, eu não gosto de beber água, mas a água da Islândi é muito boa! Você pode beber aquela água super pura de qualquer torneira!!!!

Voltamos, encontramos o nosso outro guia e nos juntamos novamente ao grupo. Partimos para a cachoeira Skógafoss que é linda! Ficamos lá por volta de 30 minutos.

Um pouco mais para frente, visitamos a cachoeira Seljalandsfoss onde tivemos mais uns 30/40 minutos. Mais um maravilhosa paisagem! E é possível ir atrás dessa cachoeira e vê-la de um outro ângulo.

Voltamos para a cidade por volta das 19h30 e como nosso tour da aurora boreal era às 20h30 (sim, queríamos ir mais um dia para tentarmos ver uma aurora boreal mais forte), paramos na barraquinha de cachorro quente mais famosa do país que já falamos nesse post aqui.

Voltamos para o albergue e fomos para o tour da aurora novamente,  mas dessa vez não tivemos sorte 😦 Estava muito encoberto, e as nuvens estavam se movimentando e fechando os espaços que tínhamos para ver muito rapidamente. Como era nosso segundo dia, pagamos com desconto e como não vimos a aurora, Roni disse que se voltarmos para a Islândia, podemos ligar para ele e irmos num tour da aurora de graça.

Anúncios

2 respostas em “South Coast e caminhada no Glaciar

  1. Pingback: Reykjavik no Natal | Passaporte para o Mundo

  2. Pingback: South Coast | Passaporte para o Mundo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s