Visita gratuita ao Big Ben

No começo de julho participei de um tour que eu estava esperando há meses: Big Ben e Elizabeth Tower Tours. Isso mesmo! O tour é para subir no tão famoso relógio de Londres e ainda sem pagar nada!

20150709_110511

Infelizmente, esse tour é apenas permitido para residentes do Reino Unido. Então se você mora por aqui, vai a dica: agende seu tour gratuito com o MP (Membro do Parlamento) da sua região.

O tour é muito legal, pois além de você subir na tão famosa torre, eles contam um pouco da história da torre e do relógio mundialmente conhecidos. Explicaram várias coisas que eu não sabia sobre o famoso ícone da cidade.

Depois do incêndio que destruiu a maior parte do Palácio de Westminster em 1834, o arquiteto Charles Barry ganhou uma competição para fazer o design do novo prédio do Parlamento. Edmund Denison ficou responsável pelo design do relógio e Edward Dent fez sua construção. Ele foi instalado em 1859 e começou a funcionar no mesmo ano.

Torre Elizabeth

A torre Elizabeth foi construída com tijolos e ferro e coberta em sua parte exterior por pedras Anston de Yorkshire.

Great Clock

O relógio mais famoso do mundo é o Great Clock e ao seu redor está escrito em latin “O Lord, make safe our Queen Victoria the First”. Seu pêndulo balança a cada dois segundos e pesos, incluindo alguns centavos da moeda, ficam numa bandeja pequena ligada ao pêndulo permitindo alguns ajustes. Adicionar um centavo faz com que o relógio ganhe 2/5 de um segundo em 24 horas (você vê no tour os centavinhos lá na bandeja). Edmund Denison criou um mecanismo que mantém o pêndulo balançando regularmente e é essencial para a precisão do relógio.

Big Ben

A primeira batida no Big Ben indica a hora. Um microfone permite que a BBC transmita ao vivo os sinos em todo o mundo. O primeiro sino é de 1856, foi feito em Stockton-on-Tees (noroeste da Inglaterra) e depois levado para Londres por vias férreas e marítimas. Durante seus testes uma rachadura apareceu, portanto fizeram um segundo sino no Whitechapel Bell Foundry que foi instalado em 1858. Depois de alguns meses em funcionamento também apareceu uma rachadura, mas o sino foi restaurado em 1863.

Paradas

Problemas técnicos e de manutenções raramente param o Great Clock, mas o famoso relógio já foi parado acidentalmente por causa do tempo, quebra, trabalhadores ou pássaros. A ocorrência mais grave que o fez parar aconteceu em 5 de agosto de 1976 quando parte do seu mecanismo se desintegrou por causa da fadiga do metal. Isso causou um grande dano e o relógio parou um total de 26 dias durante nove meses até que fosse totalmente reparado.

IMG_20150415_181718

O passeio é guiado e demora aproximadamente 1h15 para subir e descer os 334 degraus que te levam até o sino. Parece assustador saber que você subirá tudo isso, mas são realizadas algumas paradas no meio do percurso, o que torna mais fácil a subida.

A primeira parada é numa sala depois de você subir 100 e tantos degraus. A guia explica toda a história do relógio, exceto o porquê do nome “Big Ben”, pois essa parte da história infelizmente foi perdida e não sabem a explicação do nome. Eles possuem algumas hipóteses, mas nenhuma delas é comprovada.

A segunda parada é para ver o mecanismo do relógio com explicações de como eles fazem para deixá-lo ultra mega master blaster preciso.

A terceira parada é no famoso relógio e eles explicam um pouco de como é feita sua iluminação durante a noite e a sua limpeza de tempos em tempos. Demos sorte que as lâmpadas estavam todas acesas, mesmo sendo de manhã, e o relógio estava LINDO! A guia nos disse que elas costumam estar apagadas, mas provavelmente alguém tinha esquecido durante aquela manhã que passamos por lá.

A última parada é na parte dos sinos. O tour é programado para que você escute as badaladas da hora cheia. Não se preocupe que eles fornecem protetores auriculares para que todos aproveitem o momento sem se sentirem incomodados com o barulho. Além disso, é possível ter uma visão 360º do topo do mais famoso ícone de Londres. A parte ruim é que não são permitidas fotos durante todo o tour, o que é uma pena.

Você faz a descida praticamente sem paradas, mas descer é mais fácil, rápido e menos cansativo que subir.

Algumas outras curiosidades sobre o Big Ben e a torre Elizabeth:
– A torre foi oficialmente nomeada de Elizabeth Tower em 2012 para comemoração do Jubileu de Diamante.

– Ela possui 96m de altura e 12m² com 11 andares dentro.

– Possui 334 degraus até os sinos.

– O relógio possui 312 pedaços de vidro.

– Cada relógio possui 7m de diâmetro e é iluminado por 28 lâmpadas próprias para o Big Ben.

– Cada ponteiro da hora é feito de metal e possui 2.7m de comprimento e pesa 300kg.

– Cada ponteiro do minuto é feito de cobre e possui 4.2m de comprimento e pesa 100kg.

– Cada ponteiro do minuto viaja uma distância de 100 milhas por ano.

– O mecanismo do relógio pesa aprox. 5 toneladas.

– O pêndulo tem 4.4m de comprimento e pesa 310kg.

– O Big Ben mede 2.7m de diâmentro, 2.2m de altura e pesa 13.7 toneladas.

– Os sinos são tocados por martelos que batem neles em suas partes exteriores, ao invés de serem tocados por pêndulos que balançam nas partes internas do sino (aqueles famosos sinos que conhecemos).

– O número 4 é mostrado em numeral romano IV, ao invés do habitual IIII mostrado em outros relógios.

3985302-Old-antique-clock-Stock-Photo-vintage 5715749567_d0cd6214e8_b

 

 

 

 

 

 

 

Agora vamos lá para os detalhes de como agendar e ir no dia do tour:

Acesse o site do Parlamento e procure o contato do MP da sua região http://www.parliament.uk/mps-lords-and-offices/mps/. Mande um email dizendo que gostaria de agendar esse tour, quantas pessoas irão com você e todos os detalhes de cada participante: nome completo, telefone e endereço de residência de cada um.

Seu MP agendará o tour para você e para as outras pessoas residentes que você solicitou, porém não é possível escolher uma data específica para o tour nem reagendar caso você não possa comparecer naquele dia. Sendo assim, caso você não possa ir na data marcada, é necessário começar o processo todo novamente. Por isso, assim que receber o email de confirmação, coloque a data na agenda e se programe bem para que você possa ir naquele dia.

Os tours são agendados para visitas de segundas a sextas às 9h, 11h e 14h e tem aproximadamente 1h15 de duração. Como esse passeio é MUITO concorrido, o MP geralmente agenda apenas meses lá para frente (às vezes a espera é de 6 meses).

Você receberá na sua casa um envelope com uma carta de confirmação do tour, formulários para todos os participantes, mapa de onde o tour é iniciado e instruções para o dia da visita. É preciso estar apto a subir a torre, portanto pessoas com problemas de coração, respiratório, vertigem, entre outros, não podem ir. Além disso, não é permitida a entrada com sapatos de salto ou que não estejam presos no pé.

Não chegue atrasado no dia, pois o tour é muito pontual, já que a guia tem que cronometrar todo o passeio para que todos cheguem a tempo para as badaladas dos sinos. E ao entrar no prédio, é necessário passar pelo raio X (que nem de aeroporto), o que leva mais um tempinho para chegar ao ponto de encontro. Portanto, se programme para chegar uns 15 minutos antes.

Cada participante precisa obrigatoriamente apresentar o formulário assinado dizendo que é apto a realizar o tour + passaporte original + comprovante de residência em seu nome.

Os pertences podem ser guardados no ponto de encontro ou na sala da primeira parada, então você não precisará carregar sua mochila ou bolsa durante todo o percurso.

Após o término da visita, peça para eles te levarem ao Westminster Hall, já que você estará com o crachá de acesso ao Parlamento, para conseguir dar uma passadinha nesse tão famoso hall. E caso tenha algum debate no dia, você também poderá assistir.

20150709_104428
20150709_104228

Mais informações sobre o tour nesse link aqui.

Porém, caso queira fazer um tour pelo Parlamento, é necessário comprar o ingresso (para turistas) da visita com áudio ou com guia ou agendar uma visita guiada gratuita com o mesmo MP da sua região (para residentes do Reino Unido). Essa visita guiada para residentes é realizada também durante a semana e demora aproximandamente 1h30. O tour é comandado pelo próprio MP da sua área. Fotos são permitidas em apenas alguns lugares.

Essas são boas dicas para quem é residente do Reino Unido e deseja conhecer mais sobre a história daqui sem pagar nada por isso.

20150709_105609
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s