Viena e bate-volta para Bratislava

Decidimos fazer um bate-volta para Bratislava saindo de Viena numa terça-feira em Agosto. Tinha lido que várias coisas por lá eram fechadas às segundas-feiras, portanto nos planejamos para visitarmos a cidade outro dia da semana. Pegamos um barco em frente a estação de metrô Schwedenplatz com a empresa Twin City Liner. Eu achei bem carinho, mas valeu pela experiência e pela facilidade (na época pagamos €30/pessoa apenas ida). Eles não têm muitos horários, portanto se programe caso queira pegar esse barco – tinham dois horários pela manhã, dois a tarde e um à noite.

Pegamos o barco às 8h30 e em 1h15 chegamos na Old Town em Bratislava. O centro da cidade é pequeno e você consegue visitar tudo tranquilamente em algumas horas.

Saimos do barco e fomos caminhar pela cidade passeando pelas ruazinhas da Old Town. Elas são cheias de cafés, restaurantes e lojinhas que são uma tentação, principalmente aquele dia que estava nublado e chovendo de vez em quando.

Fique tranquilo que não tem como se perder por lá, pois o centro é pequeno e fácil de andar. Percorremos por toda parte rosa no mapa abaixo e ainda por outras ruas admirando as construções de lá.

Untitled

Começamos pela Mostová, passando pela Filarmônica de lá, e chegamos a uma praça onde tinha o Teatro Nacional da cidade e saía um trenzinho que percorria alguns pontos da Old Town.

Depois passamos pela praça Hlavné Námestie, onde acontecia uma feirinha.

Não esqueça de passar pelas famosas ruas Ventúrska e Michalská, onde você chega a um dos portões de entrada para a Old Town e um dos cartões postais da cidade. Essas ruas também estão repletas de restaurantes charmosos que pode ser uma boa ideia para uma paradinha no almoço.

Procuramos também as famosas estátuas espalhadas pela cidade, que atualmente são atrações turísticas. Várias pessoas caminham pela cidade em busca delas para tirarem fotos com as sorridentes e diferentes estátuas.

Também passamos pela Dóm sv Martina e depois travessamos uma das principais avenidas de Bratislava (Staromestská) e fomos até o Castelo da cidade.

De lá é possível ver a Ponte Nova (Nový Most) que atravessa o rio Danúbio. Ela foi construída entre 1967 e 1972 e é uma das estruturas mais marcantes da cidade. Em seu topo fica localizado um restaurante giratório.

Paramos então para almoçar num dos restaurantes da Michalská, mas confesso que não fiquei muito fã da comida. Pedi o Bryndzové Halusky, prato típico deles que consiste em dumplings de batata com queijo de ovelha e bacon. Achei saboroso, porém muito forte. Já meu marido escolheu um outro prato, mas também não gostou tanto assim.

Na volta decidimos pegar um trem, mas para chegarmos até a estação pegamos um ônibus. Perto das ruas Ventúrska e Michalská, subimos uma escadaria, atravessamos uma avenida na cidade nova e pegamos o ônibus. Pode ser o 80 ou 93 (é só perguntar para um pessoa de lá onde fica o ponto). É necessário comprar o ticket de ônibus antes de entrar nele, porém não sabíamos e o ônibus chegou bem rápido. Então entramos nele na esperança de podermos pagar para o motorista, porém era necessário ter comprado o ticket antes de entrarmos no ônibus. A tarifa custava €0.70 na época. O ponto final era a estação de trem central, então não teve erro.

Quando fomos comprar os tickets de trem (era umas 15h) só tinha trem saindo daquela estação às 18h43. Então compramos um ticket para Viena num trem que saía de outra estação, ali próxima. Da estação central pegamos um trem às 15h16 e andamos duas estações até Bratislava-Lamac. Trocamos para um outro trem que saía às 15h49 para Südtiroler Platz-Hauptbahnhof em Viena. O ticket (ida e volta) custava €13/pessoa.

Como chegamos cedo em Viena, pegamos o ônibus elétrico 2, num ponto perto do Staatsoper e fizemos todo trajeto dele. Depois descemos e pegamos o ônibus 3A e paramos quando vimos um lindo arco-íris duplo que foi para fecharmos o dia com chave de ouro 🙂