Dia 2 – Plitvice Lakes e Zadar

Em nosso segundo dia na Croácia acordamos cedo e fomos direto para Plitvice Lakes National Park que fica a aproximadamente 2h20 de distância de onde estávamos em Zagreb. Há diversas placas com sinalizações nas estradas indicando Plitvice Jezera e além disso estávamos com GPS, então não teve erro. Demoramos bastante, pois a velocidade permitida é super baixa, 50 a 60km/h em alguns trechos. Estávamos bem atentos, pois li em alguns blogs de pessoas que foram paradas e multadas por causa da velocidade.

DSC_(240)

 

Passamos por pedágios na Croácia e no começo ficamos um pouco confusos. Você passa primeiro por guichês logo na entrada da estrada. Nesse primeiro ponto você só tem que apertar um botão e pegar um ticket, como se fosse de estacionamento de shopping. Ao sair da estrada você entrega esse ticket para o funcionário em um outro ponto com guichês e paga o valor devido. Para ir para Plitivice pagamos 19 kunas.

O parque tem uma área de 294,82 km² e é o maior e mais antigo dos oito parques nacionais da Croácia. Em 1979 ele foi incluído na lista de Patrimônio Mundial da Unesco.

Ao chegar ao parque, você tem duas entradas que pode escolher. Optamos em começar pela entrada 2, pois disseram que a 1 é a mais bonita, portanto queria começar “aos poucos”, pela parte não tão atrativa assim. Achei que nossa decisão foi bem acertada!

Chegamos às 9h no parque, mas só começamos a nossa caminhada lá pelas 9h30, pois estacionamos o carro, compramos ticket (custo de 110 kunas por pessoa), fomos ao banheiro, etc…. Ficamos até 16h30 e deu para andar bem e inclusive almoçar rapidamente na saída do ponto 2. Leve com você água e algumas coisas para beliscar (principalmente se for com criança), pois só tem lanchonetes/restaurantes nos pontos 1, 2 e 3 no parque.

Assim que chegamos pela entrada 2 escolhemos o caminho H. Porém, há outras opções de caminhos. Você pode verificar na placa os percursos e o tempo estimado de cada um. Durante todo o percurso existem poucas placas, mas elas são suficientes para você não se perder.

DSC_(227)

DSC_(229)

Além disso, no ingresso também há um mapa que te ajudará bastante.

image

Pelo o caminho H, andamos 15 minutos de trenzinho e pegamos uma trilha.

DSC_(224)

DSC_(230) DSC_(231)

 

 

 

DSC_(237)

O tempo estava lindo, mas estava bem quente e acredito que tenha chovido bastante uns dias antes, pois uma parte do caminho estava fechada, pois estava alagada.

DSC_(245)

DSC_(253) DSC_(257)

 

 

DSC_(1061)

DSC_(1092)

DSC_(1127)

Após a maior parte das trilhas (exceto a mais longa que era de hiking), pegamos um barco que durou aprox. 20 minutos de viagem e fomos para o ponto 3 onde tem restaurante e banheiro.

DSC_(1153)

DSC_(1164)

DSC_(1156)

DSC_(1166) DSC_(1167)

Decidimos então andar mais, seguindo o caminho H. Passamos por alguns mirantes em direção a entrada 1, onde tem vistas maravilhosas e de lá pude tirar a famosa foto que tanto queria.

DSC_(1186)

DSC_(1218)

DSC_(1225)

DSC_(1239)

DSC_(1289)

DSC_(1306)

Aproveitamos que o tempo estava bonito e fizemos o percurso inferior também para termos as duas vistas (de cima e de baixo). As trilhas na parte inferior são bem estreitas, então foi ótimo que não estava muito cheio, senão demoraríamos muito mais tempo (e não conseguiríamos parar para tirar fotos, pois alguns pontos você anda em fila indiana). Deu para parar, tirar fotos, curtir a paisagem com calma e aproveitar bem o lugar. Depois pegamos um trenzinho que demorou aprox. 10 minutos e voltamos para o portão 2 de onde entramos.

DSC_(1311)

DSC_(1320)

DSC_(1335)

DSC_(1347)

DSC_(1361)

DSC_(1365)

Realmente a parte mais bonita do parque é pelo portão 1. Então se você tiver pouco tempo, aconselho começar por esse portão. Mas caso tenha mais tempo como eu, sugiro começar pelo 2 para ir se impressionando aos poucos para não achar essa parte do parque um pouco sem graça.

Paramos para comer próximo a saída do portão 2 que tem um restaurante e um “self-service” (ficamos no self-service mesmo). Porém, acho que teria sido melhor termos almoçado no ponto 3, já que tinham opções de carne e frango que pareciam melhores.

Pagamos 56 kunas no estacionamento do parque para ficar esse tempo todo.

Saímos de lá e em aproximadamente 2h estávamos em Zadar. Alguns pontos da estrada estavam sendo reformados e não tinham asfalto, mas nada crítico que tenha nos atrapalhado. Pagamos 23 kunas no pedágio e estacionamos perto do porto e perto da rua que dava acesso ao nosso albergue. Os estacionamentos são abertos e pagos (naquele método que você paga na máquina, retira seu ticket e coloca no painel do carro), mas chegamos exatamente no domingo que era o dia gratuito. O estacionamento é pago de 2ª a Sáb das 08h as 22h e custa 6 kunas/hora. O albergue sugere parar numa rua que não é necessário pagar, porém ele é bem cheio e tem poucas vagas.

Como já citei aqui, o albergue fica bem central e tem tudo perto. A poucos minutos do famoso Sea Organ, que fica cheio de gente de manhã, mas é lotado principalmente a noite e durante o pôr do sol. Há escadas de acesso para o mar para quem quiser nadar.

DSC_(1451)

DSC_(1463)

Há duas atrações lá: Sea Organ, onde o balançar das ondas faz o ar se movimentar e isso gera o som do órgão, e o Sun Salutation, painel solar que capta a luz durante o dia e acende durante a noite mudando de cor.

DSC_(1444)

DSC_(1539) DSC_(1569)

 

 

DSC_(1565)

Além dessas atrações, caminhamos ainda em torno das muralhas da cidade e seus famosos portões.

DSC_(1405) DSC_(1398)

 

 

DSC_(1402)

Nosso albergue também ficava na frente da igreja St Donat e perto de algumas ruínas romanas. Além disso, também ficava próximo do Café Fórum e muito perto da famosa sorveteria St Donat que fica super cheia  principalmente durante a primavera e o verão.

DSC_(1488) DSC_(1477)

 

 

DSC_(1484)

DSC_(1501)

DSC_(1578)

Anúncios

2 respostas em “Dia 2 – Plitvice Lakes e Zadar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s