Dia 3 – Berlim

Aproveitamos que o Berlin Wall Memorial Site (Gedenkstätte Berliner Mauer) era próximo ao hostel e fomos caminhando até ele. Localizado na Bernauer Strasse, esse memorial contém o último pedaço do Muro de Berlim com os fragmentos preservados por trás dele. É uma exposição ao ar livre com fotos e histórias principalmente de pessoas que tiveram suas vidas interrompidas ou alteradas por causa do Muro, como pessoas que tentarem escapar ou que foram separadas de suas famílias, por exemplo.

Há uma parte em que você pode subir numa construção e olhar por cima como era a estrutura da fronteira naquela época. Por isso, o local é capaz de fazer você se envolver mais e entender como foi esse período para a população que morava ali.

Depois de ler tantas histórias de pessoas que passaram e sofreram nesse período (que é até bem recente), subir e ver como realmente era a construção, o que separou e mudou as vidas de várias pessoas, foi bem triste.

Depois disso caminhamos até o Mauerpark onde ocorre um Mercado de Pulgas aos domingos e aproveitamos que estava um dia super agradável para andarmos e olharmos esse mercado que é famoso. O mercado não é tão grande, mas tem bastante coisas para quem gosta.

DSC_0679 DSC_0688

Saindo do parque fomos direto para a Berlin Cathedral (Berliner Dom) que é belíssima. Pagamos € 7/pessoa para visitarmos lá dentro e subirmos ao domo (estudante tem desconto). Fiquei muito impressionada com a arquitetura dela por fora, achei muito bonita mesmo. Fomos até o domo onde pudemos ter a vista de toda a cidade, porém não achei uma cidade bonita para se ver de cima.

DSC_0752 DSC_0765

DSC_0774 DSC_0773

Fomos então para o Museums Island (Museumsinsel), ilha que abriga cinco museus: Altes, Neues, Alte Nationalgalerie, Bode e Pergamonmuseum. Infelizmente não tivemos tempo de visitá-los, o que ficará para uma próxima visita à cidade. Obs: Os comércios não abrem aos domingos, mas os museus ficam abertos!

DSC_0698 DSC_0791

DSC_0798 DSC_0817

No dia seguinte meu vôo já era cedinho e não daria tempo de aproveitar. Meu marido, que foi a uma viagem a trabalho, conseguiu ficar mais uns diazinhos na cidade.