Viajamos para Berlim no começo de Fev/2014 e ficamos apenas 03 dias. Realmente não é o tempo ideal para ver toda a cidade (não conseguimos entrar nos museus), mas infelizmente era o tempo que tínhamos e tentamos aproveitar o máximo. Como era inverno, estava escurecendo cedo, portanto caso você vá no verão ou na primavera, provavelmente conseguirá aproveitar mais.
Chegamos ao nosso albergue, que expliquei nesse post aqui, quase na hora do almoço. Saímos então para conhecer Alexanderplatz, onde fica o relógio com os horários do mundo todo, a Galeria Kaufhof e o shopping Alexa. Paramos para almoçar no Alexa e descansarmos um pouco.
Reparem que nos faróis de pedestres há os famosos bonequinhos dizendo que você pode atravessar ou se deve parar. Pela cidade você encontrará souvenirs deles vendendo nas lojas.
Após o almoço fomos em direção a torre de TV Berliner Fernsehturm. Optamos por não subir, mas é possível comprar o ingresso e ter uma visão 360 da cidade. Caso queira, também há um restaurante no topo da torre. Na mesma praça visitamos a igreja Marienkirche e a belíssima fonte Neptunbrunnen com Neptuno ao centro e quatro mulheres a seu redor representando os quatro principais rios da Prússia. Ao lado pudemos avistar o Berliner Rathaus, prefeitura da cidade.
Andamos até Nikolaiviertel, que ficava de um lado da praça, onde se encontra a igreja Nikolaikirche, além de vários restaurantes e bares tradicionais alemães. É muito gostoso andar por aquelas ruazinhas olhando a movimentação e admirando os lugares. Imagino como deve ser gostoso passar uma tarde de verão ali com todas aquelas mesinhas e o pessoal animado tomando seu chopp.
Já do outro lado da praça que se encontra o Neptunbrunnen está o Dom Aquaree, complexo com vários restaurantes, lojas, escritórios, hotel, Sea Life e o Aqua Dom (aquário cilíndrico de 25 metros de altura, localizado no saguão de um hotel no complexo. Possui um elevador transparente as pessoas podem subir e descer no meio do aquário -acesso pago). ADORO aquários, mas confesso que fiquei mega decepcionada com o Aqua Dom. Esperava mais…. achei meio sem graça que nem fiquei com vontade de subir.
Após isso, pegamos o metrô para Warschauer Str. e seguimos para Oberbaum Bridge que atravessa o rio Spree. É considerada um dos marcos históricos de Berlim, já que liga dois bairros divididos pelo Muro de Berlim.
Logo ao lado percorremos o Berlin Wall (Berliner Mauer East Side Gallery), 1,3km de pinturas no muro, sendo assim o monumento da queda do muro de Berlim. Foi realmente muito interessante visitar o muro tão conhecido e tão cheio de história.
Passamos pelo O2 World e na frente dele pudemos ver uma obra do Romero Britto. Depois pegamos transporte na estação Ostbahnhof um pouco mais a frente. Não é a principal estação da cidade, mas é uma estação grande e possui armários para deixar as malas caso necessário.
Nos dirigimos depois para o outro lado da cidade para visitar Kaiser Wilhelm Gedächtnis Kirche (Kaiser Wilhelm Memorial Church) próximo das estações Kurfürstendamm (U-Bahn ou Zoologischer Garten (U-Bahn ou S-Bahn). Chegando lá você avistará duas construções: uma moderna e outra mais antiga. A mais antiga é a igreja original construída por volta de 1890, porém ela foi danificada por um bombardeio em 1943. Já a igreja nova foi construída em meados de 1960.
A região é bem agitada com muitas lojas, ruas movimentadas e muitas propagandas iluminadas. Ali na mesma regiao fica o famoso KaDeWe, uma loja de departamento super famosa e uma das mais importantes do país. Foi inaugurada em 1907 e até hoje é conhecida e visitada por milhares de pessoas. Há um food hall enorme com muita coisa gostosa para ver e comer, poderia ficar horas por lá. Apenas um detalhe… a maior parte do comércio em Berlim não abre aos domingos, portanto se programe para as comprinhas nos outros dias.